Traduza a Página

Pages

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A DISTRIBUIÇÃO DA TERRA

O SENHOR havia dado vitória ao povo de Israel sobre os habitantes das cidades de Jericó e Ai, e sobre os cananeus ao norte e ao sul que fizeram guerra contra eles, tendo assim conquistado a parte central da terra prometida, sob a liderança de Josué. Aparentemente a nação de Israel estava indo bem, apenas duas falhas tendo sido registradas através de todas as suas conquistas - uma em Ai por causa do pecado de Acã (capítulo 7) e outra quando se deixaram enganar pelos gibeonitas (capítulo 9).
Josué cumpria fielmente a tarefa de que fora incumbido, mas não viveria o suficiente para ver Israel ocupar toda a terra que o SENHOR lhe havia prometido (efetivamente isso nunca chegou a acontecer até agora, e só se cumprirá no reino milenar de Cristo), pois ele estava agora se aproximando dos cem anos de idade.
Isto nos lembra que nunca devemos imaginar que já aprendemos tudo o que devemos saber e que já completamos toda a tarefa que Deus nos designou para fazer, antes de sermos chamados por Ele à Sua presença (Filipenses 3:12). O servo de Deus, que é todo o crente em Cristo, nunca se aposenta. O SENHOR ainda tinha trabalho para Josué: sua idade em si não o tornava incompetente. Em nossos dias dá-se muito valor ao vigor da juventude, e os mais velhos são marginalizados. Mas são os mais velhos que possuem a sabedoria gerada pela experiência.
O SENHOR havia mandado Josué fazer o povo herdar a terra (capítulo 1:6): subjugá-la e distribuí-la. Era agora a ocasião para Josué distribuir toda a terra, mesmo as partes ainda não conquistadas. Pela fé, o povo deveria conquistar o que faltava, pois o SENHOR prometia lançar de diante deles todos os seus habitantes (versículo 6).
Como os israelitas tinham que continuar a conquista depois da morte de Josué, também nós devemos, pela fé, vencer nossas batalhas (1 João 5:4) contra a carne, o mundo e as forças espirituais do mal. Nosso Salvador venceu para nós a maior batalha, ganhando-nos a vida eterna mediante a sua morte por nós (1 Coríntios 15:54-57), mas devemos agora lutar para obter o nosso galardão (1 Coríntios 9:24,25).
A história dos israelitas ensina que eles falharam em sua conquista porque deixaram de eliminar completamente os habitantes de Canaã. A presença dos que ficaram na terra tornou-se um foco de infecção e impurezas, perturbando seriamente a paz interna no país. É um perigo que também corremos, se não eliminarmos o pecado completamente das nossas vidas, e que poderá ter conseqüências desastrosas para nossa vida espiritual.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentar/adicionar no Comentarium

Compartilhe-nos!

Share |

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.