Traduza a Página

Pages

domingo, 4 de agosto de 2013

O PODER DA PALAVRA FALADA (Ez 37. 1-10).




1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,
2  e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.
3  Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.
4  Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
5  Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.
6  Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR.
7  Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.
8  Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
9  Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10  Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.

UM DOS INSTRUMENTOS mais poderosos que Deus nos deu é a nossa língua. Em Pv 18.21 está escrito: “A vida e a morte estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.

INFELIZMENTE A maioria absoluta das pessoas utiliza tal instrumento de maneira errada, falando palavras frívolas, falando bobagens e até maledicências. Seja para bem ou para mal, o que falamos tem repercussão no mundo natural e no mundo espiritual. Vamos aprender um pouco mais sobre o poder da língua.

NO TRECHO BÍBLICO lido (Ez 37. 1-10), temos uma história que nos traz grandes ensinamentos. A conhecida história do “Vale de ossos secos”. Na época de do profeta Ezequiel as guerras já haviam matado inúmeras pessoas. Aprouve a Deus juntar muitos ossos humanos em um determinado vale. Levou para lá o profeta Ezequiel; o fez andar ao redor daqueles ossos que eram mui numerosos e estavam sequíssimos.

DEUS PERGUNTOU ao profeta: “poderão viver esses ossos?”. E agora, se fosse você, o que responderia para Deus? Era um amontoado de numerosos ossos, que estavam sequíssimos. Podem ossos secos voltar a viver? Como responder a esse questionamento? O profeta deu a resposta mais sábia, mais coerente: “Senhor Deus, tu o sabes”.

NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS para Deus. Tudo Ele pode. ELE é o criador do céu e da terra. ELE é o Todo-poderoso. “[...] os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lc 18.27). Então o Senhor Deus disse ao Profeta: “Profetiza (declara, confessa, diz!!!) a estes ossos secos: ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor” (Vs 4, 5, 6).

AMADOS, VAMOS agora entender o poder da palavra falada: O profeta obedeceu a Deus, abriu a sua boca, falando àqueles ossos secos. O profeta não pensou na impossibilidade (ossos secos voltarem a viver?); ele creu no poder da palavra. Ele falou, declarou, profetizou. E no mesmo instante o extraordinário, o sobrenatural, o impossível aconteceu: os ossos secos obedeceram à voz do profeta. Agitaram-se, mobilizaram-se, batendo osso com osso, fazendo barulho característico dessas batidas, aderindo-se uns aos outros, formando esqueletos, que receberam tendões, carnes e peles, formando um grande número de corpos sem vida.

MAS O PROFETA Ezequiel continuou, a mando do Senhor, profetizando e dizendo que o espírito viesse sobre aqueles corpos. E quando ele assim determinou com a sua boca, “o espírito entrou neles, e viveram e se puseram de pé, um exército sobremodo numeroso”. (Vs. 10). A palavra foi proferida, o milagre aconteceu: ossos secos, desprezíveis, diante da palavra proferida pelo profeta, juntaram-se, ganharam toda estrutura corporal, o espírito entrou neles e voltaram a ser pessoas vivas, “um exército sobremodo numeroso”.

ESTE É APENAS um exemplo dos grandes milagres que vão acontecer através das palavras do homem, através de nossas palavras, pois a palavra tem poder. Deus é amor, o mundo jaz no maligno, mas ELE já nos ressuscitou (estávamos mortos em nossos delitos e pecados; Jesus Cristo nos deu vida, morrendo em nosso lugar). Deus tem dado a nós o poder de falar, para que os milagres venham acontecer. Quem não é crente está morto, precisa aceitar a Jesus, para serem perdoados e tenham seu espírito vivificado pelo Senhor. Mas “[...] como crerão naquele de quem nada ouviram? E como crerão se não há quem pregue?”. (Rm 10.14).

O GRANDE ENCARGO do crente é pregar, ganhar vidas para Cristo e cuidar muito bem delas. Contudo esse encargo está sendo levado a sério apenas por um percentual mínimo de crentes. Todos, indistintamente, têm esse encargo, independentemente de idade, sexo, cultura, escolaridade, condição social... E por que apenas um pequeno percentual de crentes está procurando cumpri-lo? Porque a grande maioria está sendo enganada, está vivendo agarrado a princípios religiosos, sem cumprir com os verdadeiros princípios espirituais. A grande maioria dos crentes está preocupada e identificada com as coisas deste mundo, principalmente no que diz respeito à palavra, à maneira de falar. Não está profetizando vida para ninguém, nem mesmo para si própria. Estão falando bobagens, palavras frívolas, que não levam a nada; pelo contrário, só trazem prejuízos para si e para os outros. Em vez de utilizarem bem a língua para colher frutos bons, estão utilizando de maneira errada, esquecendo que o poder da vida e da morte está na língua. Estão colhendo o mau, estão colhendo a morte. Morte da espiritualidade, morte do vigor em Deus, morte até do vigor físico.

PARTICULARIZANDO O assunto: como estamos vivenciando o nosso dia a dia? O que estamos falando, o que estamos profetizando para nós e para os outros? “A vida e a morte estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”. Que tipo de argumentação lingüística estamos utilizando diante dos assuntos do cotidiano? Pais, como vocês estão educando ou disciplinando os filhos? Nunca fale palavras de maldição, dizendo que o filho não presta, ou que ele não vai dar em nada, ou que ele é inútil. Não, fale assim; essas são expressões de maldição, que, com certeza, vão se cumprir (infelizmente), porque suas palavras tem poder. Em vez disso, faça como o profeta Ezequiel, que proferiu palavras boas diante de ossos ressequidos; e eles tomaram vida. Mesmo que o filho esteja assumindo ou já assumiu atitudes inconvenientes, peça perdão a Deus por isso (você tem uma grande parcela de culpa) e fale palavras boas para o filho: “você é uma bênção, você é um vencedor, você é um escolhido do Senhor. Essa fase ruim vai passar; você vai se converter em um grande ganhador de almas. Você será muito bem sucedido profissionalmente, na sua vida conjugal e na sua vida ministerial”. Estamos aprendendo irmãos, eu estou aprendendo muito esses dias. Se o profeta falou palavras boas diante de ossos secos, o que eu vou falar diante dos meus filhos? Isso também se aplica para os meus pais, meus patrões, meus amigos, meus colegas de trabalho, meus visinhos. PROFETIZA, PROFETIZA, é o que Deus está nos mandando nesses dias.

E O QUE DIZER das pessoas que estão destruídas pelo pecado, estão envolvidas pelas drogas, pelo crime dos mais diversos tipos, como homicídios, infanticídios, pedofilias, roubos e todo tipo de contravenção social? “Chama a polícia, prende esse bandido. Pena de morte para ele”, é o que muitas pessoas (até mesmo muitos crentes) estão dizendo. Mas Deus, no Seu infinito amor; Deus, que amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna, está dizendo: não duvide que tais pessoas poderão voltar a viver. PROFETIZA, fala, diz para eles que eles são amados, eles aceitarão a Jesus, com isso nascerão de novo, serão transformados, serão novas criaturas. PROFETIZA, ELES VOLTARÃO A VIVER.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentar/adicionar no Comentarium

Compartilhe-nos!

Share |

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.