Traduza a Página

Pages

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ouvindo a Deus



Nesse estudo, nós conversaremos, talvez, sobre a maior questão na vida do cristão: “Como posso ouvir e reconhecer a voz de Deus, a sua direção?”.
Primeiramente, vamos eliminar os extremos e trabalhar com o equilíbrio. Então, temos aquelas pessoas que nunca sabem se Deus está realmente falando com elas. Elas nunca tem coragem de tomar uma decisão. Elas nunca tem certeza. Em um extremo temos os “surdos espirituais”, no outro temos os “orelhudos espirituais”. Esses são aqueles que chegam para falar com você e dizem: “Deus me disse fazer isso e aquilo”. No entanto, algum tempo depois vemos a pessoa fazendo algo que contraria a suposta direção de Deus. “Deus me disse para não ir mais por ali e agora ir por aqui”. Certamente, fica difícil acreditar que Deus deu qualquer uma das duas direções para essa pessoa. Então, temos os dois extremos: os que ouvem demais e os que não ouvem nunca. Os dois são altamente problemáticos.
Nós precisamos ouvir e reconhecer a voz de Deus e Ele faz isso de várias maneiras.
“Sem dúvida, há diversas vozes (idiomas) no mundo; todavia, nenhuma delas é sem sentido.Portanto, se eu não entender o significado de uma voz, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.” – 1 Coríntios 14:10-11
Certamente há muitas vozes no mundo hoje, incluindo a sua. Os cientistas dizem que falamos com nós mesmos em pensamento mais de 120 palavras por minuto. Ainda temos outras vozes que afetam diretamente as nossas vidas: televisão, filmes, notícias, mídia, outras pessoas, pastores, demônios. No meio de todas essas vozes está a voz de Deus. Agora, atente para o versículo 33.
“Pois Deus não é Deus de confusão, mas de paz.” – 1 Coríntios 14:33
Isso é engraçado, porque se analisarmos os acontecimentos de hoje, veremos que muitos estão confusos. O mundo está confuso, igrejas estão confusas, pastores estão confusos. Essa é uma característica do nosso tempo. Atualmente, absorvemos mais informação em um dia do que nossos bisavós em todas suas vidas. Se há uma guerra, nós sabemos. Se há terremotos, descobertas científicas, etc.. Nós sabemos. Há duas gerações atrás essas mesmas coisas ocorriam, mas ninguém sabia. Há muitas vozes falando conosco constantemente.
Como conseguiremos ser bem sucedidos, criar nossos filhos, conhecer qual é nosso ministério, nosso chamado, sem ouvir a voz de Deus?
“Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” – 1 Reis 19:11-13
Todos nós conhecemos Elias e o grande homem de Deus que ele foi. No entanto, aqui vemos Elias fugindo. Ele estava confuso, frustrado, desencorajado, abandonado, com medo. Ninguém está isento disso, nem o grande homem de Deus. Então Deus chama Elias para fora e vem com um vendaval, um terremoto, fogo, mas Ele não estava em nenhuma dessas coisas. Imagine Elias naquele momento, naquele ambiente destruidor. No entanto, Deus aqui nos ensina algo muito importante. Ele não compete com a confusão. Depois de todo aquele barulho, tudo se acalmou e Deus veio como uma brisa. Aquela situação demonstra o interior de Elias, turbulento. Quando ele encontrou paz no seu Espírito, ele escutou a voz de Deus. É impossivel escutar a voz de Deus se você está agitado no seu interior. Lembre-se, há muitas vozes no mundo hoje.
Agora, vamos ver algumas maneiras que Deus utiliza para se comunicar conosco. Pegue uma caneta e um papel e anote as referências bíblicas para lê-las posteriormente.
1. João 12:28 – VOZ AUDÍVEL – Nesse texto lemos que todos escutaram, mas muitos não reconheceram. Disseram ter sido um trovão, um anjo. No entanto, Jesus e João entenderam.
2. Atos 8:29 – ESPÍRITO SANTO – Essa é a maneira mais comum que Deus usa para se comunicar, no nosso espírito, não na nossa mente.
3. Mateus 1:20 – SONHO – Deus falou com José através de um sonho. Agora, algumas pessoas partem para um extremo, dizendo que todo sonho é de Deus. Isso é perigoso porque nós não somos guiados por sonhos, mas sim pelo Espírito Santo.
4. Atos 11:27-28 – PROFETA – Essa é uma realidade, mas temos os mesmos problemas do item acima. Pessoas que correm atrás dos profetas, querem ser guiados por eles.
5. 2 Pedro 1:18-19 – BÍBLIA – Nesse texto, Pedro fala dos livros dos profetas para confirmar o momento que Ele ouviu a voz audível de Deus no monte da Transfiguração. Ou seja, nada pode conflitar com a Bíblia. Ela é a base para todas as outras formas de comunicação de Deus. Ela não pode ser contrariada. Agora, nem toda palavra da Biblia, mesmo sendo verdade, será a verdade para você hoje. Então, cuidado com esse método de abrir a Bíblia em uma página e ler como se Deus estivesse falando com você assim.
6. Mateus 3:1 – PREGAÇÕES – Deus fala através dos pregadores, dos pastores, dos mestres. Um extremo crê que essa é a única forma. Outros são mais radicais dizendo que Deus só fala com eles através dos seus pastores.
7. Atos 7:31 – EVENTO SOBRENATURAL – Aqui lemos sobre Moisés e a sarça. Ele foi examinar e Deus falou. Fique ligado no sobrenatural, se você vê o Rio de Deus na sua frente, mergulhe.
8. Atos 5:19-20 – ANJO – Muitas são as experiências assim hoje. Há também um extremo de pessoas que têm impressões de anjos em todos os lugares, quando na verdade ele se baseia em sentimentos e não em experiências reais.
9. 2 Pedro 2:16 – MULA – Isso significa dizer que Deus fala como quer.
Bem, depois disso tudo a pergunta continua. “Como saber então se a voz vem de Deus ou não?”
Quando Deus quer se comunicar com você, ele quer que vc esteja confiante. Então, Ele vai usar mais de uma maneira para fazer isso, muitas vezes Ele vai confirmar o que disse anteriormente. Se Ele falou com você por um sonho, pode ser que ele mande um profeta confirmar o sonho. Talvez, isso demore dias, meses, anos. Não importa. Ele quer que sua fé aumente para que sejam cumpridos os propósitos Dele através de você. Se há confusão, não é Deus. Ele não joga com você, dizendo: “Vai pra lá!”; e depois: “Vem pra cá!”.
“Não confie na sua capacidade de ouvir a Deus, confie na capacidade de Deus para falar com você.” 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentar/adicionar no Comentarium

Compartilhe-nos!

Share |

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.