Traduza a Página

Pages

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. [Salmos 34:4]



Eric e eu temos estados no ministério por quase dezesseis anos. Eu gostaria de dizer que foi sempre triunfante e cheio de vitórias. Mas, olhando para trás nos nossos primeiros anos de ministério, eu lembro de caminharmos por uma época de stress extremo, confusão, e medo. Nosso casamento era forte, mas parecia que todas as outras áreas da vida estavam fracas. Toda vez que tentávamos cumprir o chamado de Deus sobre nossas vidas, um milhão de obstáculos ficavam em nosso caminho. Coisas como crise financeira, traição em relacionamentos, exaustão, stress, e problemas de saúde se tornaram a norma. E toda vez que eu tentava dar um passo em direção a algo que Deus havia nos chamado para fazer, um de nós ficava inevitavelmente com alguma debilidade de saúde.
Apesar de termos visto muitas vidas mudarem através da mensagem que falávamos, por trás das cenas nós nos perguntávamos quanto tempo mais aguentaríamos. Eu lia que a mulher de Provérbios 31 “sorria do futuro”, mas depois de tudo o que tínhamos passado, eu me encontrei constantemente me preocupando com o futuro. O que mais Deus iria nos fazer passar? Quanto mais Ele achava que nós aguentaríamos?
Eu me encontrei inconscientemente me distanciando de um relacionamento íntimo com o Senhor. Para que a intimidade floresça, é preciso confiança. E eu descobri que eu não confiava mais nEle de todo o meu coração. Eu sempre acreditei que Ele fosse um Pai que dava “boas e perfeitas dádivas” aos seus filhos, mas aquilo não parecia verdade mais. A Palavra dEle me exortava a ter fé em Sua bondade e misericórdia, mas como eu poderia ter fé quando parecia que Ele me deixava desapontada tantas vezes? Como eu poderia confiar nEle como sendo um Pai amoroso quando Ele tinha se tornado uma figura autoritária e severa, sempre me mandando outra prova terrível para quebrar meu espírito? A Escritura me ensinava a “não andar ansiosa por coisa alguma”. Mas, como eu podia banir a ansiedade quando eu estava constantemente esperando pelo próximo golpe?
Eu passei muitos meses desesperadamente clamando ao Senhor por respostas. Eu sabia que o medo estava criando uma parede entre nós, e com todo o meu coração eu orava para que ela fosse removida. Senhor, eu orava, me mostre o que está no caminho da minha habilidade de andar com a vitória, alegria e a paz que o Senhor planejou para a minha vida
Ele respondeu ao clamor do meu coração – mais fielmente e completamente do que eu jamais teria imaginado. Gentilmente e amorosamente Ele abriu meus olhos para ver Sua face mais claramente e entender Sua natureza como nunca antes. E no processo, Ele me armou com uma medida de de força e triunfo que eu nunca imaginei que Ele me daria.
 Hoje eu realmente tenho vitória sobre o medo. Não é que pensamento de medo nunca tentem bater na porta do meu coração, mas agora eu sei como bani-los antes que eles tenham a chance de criar raiz. Eu gostaria de caminhar com você através da jornada que o senhor me fez passar para superar o medo. Se você está sofrendo com o medo, essa é uma jornada que você pode ter também – e do outro lado te espera vitória e força, não importa quão medrosa e fraca você esteja agora.
Como Deus me livrou do medo:
1. Ele me ajudou a compreender Sua natureza.
Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti. [Isaías 54:15]
Quando o Eric e eu estávamos no meio daqueles anos estressantes, nunca nos ocorreu que algumas das provas pelas quais passávamos fossem na verdade ataques do inimigo. Nós víamos incontáveis promessas na Bíblia sobre as bênçãos de Deus, mas assumíamos que essa incrível abundância e provisão sobrenatural não deveria ocorrer em todas as áreas da vida. Afinal de contas, existem muitas passagens nas Escrituras sobre Deus disciplinando Seus filhos e os passando por provações. Então, nós assumimos que toda a dificuldade, estresse e caos pelo qual nossas vidas passavam eram coisas que Ele estava permitindo com o objetivo de nos ensinar paciência e dependência.
Mas, enquanto eu orava sobre os ataques na minha vida, Deus gentilmente abriu meus olhos para o fato de que os golpes não vinham dEle – que eles vinham do inimigo da minha alma. Deus não tinha a intenção de que eu cedesse aos ataques. Pelo contrário, Ele queria que eu clamasse por Ele e permitisse que Ele viesse ao meu resgate. Tiago 4:7 diz “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Eu não estava resistindo aos ataques do inimigo, porque eu assumi que eles eram permitidos por Deus para o propósito de disciplina. E ainda assim, quando eu realmente pensei sobre isso, eu tinha que admitir que o resultado na minha vida espiritual não era a vitória que dá vida que recebemos nas disciplinas de Deus. Pelo contrário, era o desespero sem esperança e desencorajamento que o inimigo traz. Eu pensava que o que eu devia fazer quando coisas ruins acontecessem era aceitá-las e seguir em frente. Mas, Deus estava me mostrando que quando o inimigo ataca, Ele não quer que eu aceite. Ele quer que eu me posicione e lute através do poder do Seu Espírito.
Muito frequentemente, quando inimigo nos ataca com escuridão e confusão, nós assumimos que nosso Senhor está causando isso. Mas, na verdade, nós estamos atribuindo algo a Deus que é completamente contrário à Sua natureza. Nós temos que parar de culpar Deus pelos ataques do inimigo contra nós. Sim, Deus nos disciplina e refina, mas não de um jeito cruel. Deus nos traz luz, e não trevas, e vida e não morte.
Para nos transformar nas mulheres valiosas que somos chamadas para ser, nós não podemos fingir de mortas quando o inimigo nos ataca. Nós devemos ficar firmes e resistir (no maravilhoso poder do nome de Jesus), não permitindo que Satanás tente impedir os propósitos de Deus para nossas vidas. Como é dito em Efésios 6:10-11:
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. [Efésios 6:10-11]
Eric e eu cuidadosamente estudamos o que as Escrituras dizem sobre a diferença na natureza de Deus e do inimigo, para que pudéssemos entender melhor quais de nossas lutas vinham de Deus. Quando nós identificamos as áreas do ataque do inimigo nós pudemos nos manter fiéis, com orações incessantes acerca daquilo. Me tornando espiritualmente ofensiva, ao invés de somente espiritualmente defensiva, aniquila o meu medo e me dá confiança que eu nunca achei possível ter.
2. Ele me ensinou como levar todo pensamento cativo.
E levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. [2 Coríntios 10:5]
Martinho Lutero uma vez escreveu, “Você não pode impedir os pássaros de voar sobre sua cabeça, mas você pode impedi-los de formar um ninho em seu cabelo.” Nós podemos não conseguir manter os pensamentos de medo longe de nossas mentes, mas nós podemos impedi-los de permanecer lá – ao chutá-los para fora no momento em que eles chegam! Ceder a esses pensamentos e permitir que eles permaneçam só fazem com que eles criem raízes e dominem seu coração. A fim de sermos espiritualmente ofensivas contra o medo, nós precisamos montar guarda na entrada de nossas mentes.
Em minha jornada para superar o medo, eu aprendi como ter autoridade sobre cada pensamento que entra em minha mente. Em primeiro lugar, parecia tedioso e perda de tempo, mas quanto mais eu colocava esse princípio em prática, mais ele se tornava habitual. Agora, é algo que eu faço sem precisar pensar duas vezes.
Frequentemente uma sugestão de medo persistente tenta ocupar nossos pensamentos. No momento em que nós a chutamos para fora, ela volta para porta das nossas mentes, demandando que nós a deixemos ficar por um tempo. Quando chega a esse ponto, é hora de pegar as grandes armas!
Grande arma nº 1:
Meditando na Verdade. Mentiras são destruídas com a Verdade. Quando nós somos tentadas a começar a acreditar em mentiras sobre nós mesmas, ou sobre Deus, é hora de encher nossas mentes com tanta Verdade que as mentiras não terão como se sentir em casa em nossas mentes. Na verdade, elas serão forçadas a correr para outro lugar! Para encher nossas mentes com a Verdade, nós precisamos encher nossas mentes com a Escritura. No momento que um pensamento de medo vier, escolha ignorar a mentira e nutrir-se com as palavras do seu Rei que são encontradas na Bíblia. Não é sempre algo prático puxar a Bíblia a qualquer hora e lugar, por isso é importante memorizá-la, para esses momentos de tentação mental.
Um grande livro para começar a memorizar é o Salmos (alguns dos meus favoritos são o 27, 32, 34 e 37). Quando você estiver enfrentando o medo, essas palavras de Verdade podem ser armas que vão caçar esses pensamentos. Quanto mais você encher sua mente com a Verdade, mais escassas as mentiras se tornarão.
Grande arma nº 2:
Orando ofensivamente. Não há nada que Satanás odeie mais do que ver um perdido pecador vir a conhecer Jesus Cristo. Quando nosso inimigo ataca-nos com medo (ou qualquer outra coisa), uma das melhores maneiras de atingi-lo é orando especificamente para que pessoas não salvas venham a Jesus. (…)
3. Ele me ensinou a entregar meus cuidados a Ele.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. [Filipenses 4:6]
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. [1 Pedro 5:7]
Ao invés de assumir que Cristo não tem o desejo de responder nossas orações quando nós não recebemos respostas imediatas, nós devemos orar com ainda mais persistência, não deixando de orar até que a resposta venha [sendo sim ou não]. Assim como Jacó lutou toda a noite com o Senhor, dizendo, “Não te deixarei ir, se não me abençoares”, nós devemos lutar em oração até o raiar do dia (veja Gên. 32:26).
Se tem um problema em sua vida sobre o qual você tem se preocupado, não perca seu tempo se afligindo, analisando ou processando a situação. Leve a Deus em oração incessante. Lute até o raiar do dia.
Na minha própria vida, eu descobri que quando pensamento de medo vêm,  a tentação natural é me preocupar, me afligir, e pensar em todos os cenário de “e se” que podem acontecer. Mas, Deus disse que nós não devemos nos preocupar com nossas vidas e que, pelo contrário, devemos lançar nossas ansiedades aos Seus pés – e deixá-las lá! Quando somos tentados a nos preocupar sobre alguma coisa, Deus nos mostra como imediatamente levar as preocupações a Ele. E uma vez que clamamos aos nosso fiel Pai, sabendo que Ele nos escuta e tem prazer em nossas orações, todos os nossos medos surpreendentemente se vão. Eu tenho visto a fidelidade dEle vez por vez.
E. M. Bounds escreveu:
A direção de Paulo é muito específica, ‘Não andais ansiosos por nada’. Por nenhuma coisa. Por nada, por nenhuma condição, por nenhuma chance ou acontecimento. Não se perturbe por nada que possa criar ansiedade. Tenha uma mente liberta de todas as preocupações, de todos os cuidados, de toda aflição, de todos os medos. Quantas possibilidades estão na oração para remediar a situação de mente da qual Paulo está falando! Orar sobre tudo pode silenciar cada distração, sumir com a ansiedade, e libertar todo medo de vidas escravizadas. Apenas oração sobre tudo pode levar o medo embora, aliviar o coração de cargas desnecessárias, e salvar do pecado de ficar se preocupando sobre coisas que não podemos resolver.
Quando nós realmente conhecemos nosso Deus e cremos nEle para ser exatamente como a Sua Palavra diz que Ele é, nós não temos razão ou desculpa para ter medo. Não importa quando longe você esteja se sentindo da vitória agora, você simplesmente vem a Ele com coração rendido e peça a Ele para te livrar do medo, e Ele será fiel além do que nós podemos pensar ou pedir.


O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? [Salmos 27:1]

0 comentários:

Postar um comentário

Comentar/adicionar no Comentarium

Compartilhe-nos!

Share |

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.