Traduza a Página

Pages

sábado, 22 de outubro de 2011

Vivificados da morte

imageEfésios 2.1

'E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados'

Dar vida, fazer existir, animar são sinônimos de vivificar. Só precisa de vida quem está morto. Paulo afirma que os que estão Em Cristo foram vivificados, mesmo estando mortos. Que morte o autor está falando?

Em Gênesis 3.1-3 mostra o diálogo de Eva com a serpente. Deus havia advertido Adão das conseqüências da desobediência em comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim – morte. E é esta morte que Paulo agora fala – morte pelas ofensas e pecados. Mas como tudo isto aconteceu?

Adão e Eva foram criados perfeitos, sem pecado (Gn 1.31). Deus tinha prazer em se relacionar com o casal e entendemos que Ele os visitava no jardim (Gn. 3.8). Inicialmente enganada pela serpente (Satanás), Eva desejou ter entendimento, comeu do fruto e deu também a seu marido. O desejo de ter conhecimento parecia razoável e decidiram tornarem-se auto-suficientes e não depender mais de Deus.

I - Mortos em ofensas e pecados

Seus olhos foram abertos e perceberam que estavam nus (Gn. 3.7). Envergonhados, esconderam-se de Deus. Todo o relacionamento de Deus com o casal fora cortado devido à sua desobediência. Adão e Eva decidiram não mais depender de Deus. Eles morreram espiritualmente. Pecaram, pois decidiram afastar-se de Deus.

Todo ser gera segundo a sua espécie. Somos filhos de Adão e Eva, e conseqüentemente, nascemos também separados de Deus, como afirma em Romanos 3.23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Somos pecadores, nascemos mortos pelas nossas ofensas e pecados, como afirma Paulo em Ef. 2.1. Ainda Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte...

II - E vos vivificou

Mortos, sem relacionamento com Deus, a humanidade segue rumo à morte física e espiritual, para sempre. Mas o plano de Deus, por causa do seu amor imenso pelo o que criou (João 3.16), trouxe o escape, a salvação para todos os que crêem - Colossenses 2:13-14 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

A promessa de nos trazer um Salvador foi dada ainda no início, em Gn. 3.15. Deus promete que o Redentor virá da semente da mulher, e Ele será completamente humano, porém divinamente gerado. Mesmo que a serpente (Diabo) atingisse o seu calcanhar, o Seu pé esmagaria a cabeça da serpente. Esta escritura cumpriu-se com a vida e morte de Cristo. Divinamente gerado e sendo, também, um ser humano completo, pela sua morte e ressurreição ele venceu, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo - Colossenses 2:15.

Mortos em ofensas e pecados – este é o recebimento do nosso salário pela desobediência à vontade de Deus. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos - Romanos 5:15.

Conclusão

E agora, o que é preciso para que sejamos salvos? A resposta está na Palavra de Deus: Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:8-10

0 comentários:

Postar um comentário

Comentar/adicionar no Comentarium

Compartilhe-nos!

Share |

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.