Traduza a Página

Pages

domingo, 2 de outubro de 2011

Bênçãos Espirituais em Jesus

image(Efésios 1:3-5) Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios. 1:3 – 7

A carta que Paulo escreveu da solidão do cárcere aos efésios, não trata de algum problema em particular, mas celebra a alegria da comunhão, dos relacionamentos e a unidade em Cristo. Também é uma grande expressão de ação de graças e louvor pelo que Deus fez por meio de Cristo na criação de Sua igreja.

Na última lição falamos que a garantia da nossa santidade é o fato de estarmos em Cristo. Esta expressão e suas variações aparecem cerca de 200 vezes nos escritos de Paulo. Em Efésios, é uma expressão chave que demonstra a profundidade sobre o que Deus realizou por nós e pelo Universo caído, por meio da vida, morte e ressurreição de Cristo.

I. Os Escolhidos

V. 4 - Assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor.

O plano divino de redenção para os redimidos não é acidental. Foi concebido antes da criação, antes de o tempo começar. Deus formou um propósito em Sua mente: escolher-nos em Cristo. Mesmo antes de existirmos, Deus nos viu em relação com Cristo e, por causa disso, Ele nos fez Seus filhos. Conseqüentemente, não somos salvos por qualquer coisa que somos ou fazemos. Não influenciamos Deus; não podemos abrir caminho a Deus. De fato, quando ainda não existíamos, Ele já tencionava nossa salvação, de forma que, quando passamos a existir, tudo o que precisamos fazer é aceitar o que Cristo oferece.

Leia - 1 Coríntios 2:7; Efésios 3:11; 1 Pedro 1:20; Apocalipse 13:8.

Muitos ficam confusos com o pensamento de que Deus nos escolheu antecipadamente para sermos salvos, porque pode dar a idéia de que alguns foram escolhidos para se perderem. Mas, Deus preparou antecipadamente o plano da salvação, de acordo com Seu propósito eterno, para que todos fossem salvos. O plano da salvação em si, que inclui todo ser humano, foi determinado antes da criação do mundo; o que não foi determinado antecipadamente foi a nossa resposta individual àquele plano. Dizer que Deus sabe com antecedência qual será o nosso destino eterno não é o mesmo que dizer que Ele predestinou esse destino.                                      1 Timóteo 2:5, 6 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

2 Ped. 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

II. Adotados como filhos - Efésios 1:4-6

Ser escolhido em Cristo não indica qualquer escolha arbitrária da parte de Deus. É um reconhecimento da provisão divina de salvação ao mundo inteiro, mas que a tornou efetiva só para os que a reivindicaram para si.

Os que aceitam a provisão redentiva de Deus em Jesus são predestinados “para Ele, para a adoção de filhos”, v. 5. Novamente, não é Deus que escolheu alguns e rejeitou outros; ao contrário, aqueles que aceitaram o que Cristo fez por eles simplesmente cumpriram o que estava planejado originalmente para eles desde o princípio.

A igreja de Deus é composta de filhos adotados. Os filhos naturais são órfãos e pródigos - estão fora da família de Deus por causa do seu pecado e por sua escolha de estarem em rebelião contra Deus. Mas quando aceitam a provisão de Deus, eles são adotados na Sua família. A relação agora passa a ser de família, fundada em amor.

Conclusão

Tudo o que temos ou podemos esperar, como cristãos, só é possível em Cristo. Ele fez por nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. É por isso que devemos tudo a Ele; é por isso que Ele deve ser o primeiro em nossa vida; devemo-nos render a vontade dEle; é por isso que é tão perigoso rejeitá-Lo e o que Ele é para nós, pois o rejeitando, rejeitamos a própria vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentar/adicionar no Comentarium

Compartilhe-nos!

Share |

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.