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sexta-feira, 8 de abril de 2011

Paz com Deus

image"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". Com essa citação do Apóstolo São Paulo, registrada em sua carta aos Romanos 5:1 queremos fazer um breve comentário acerca da justificação e sua principal conseqüência.

Todas as religiões procuram justificar o homem diante de Deus, mediante as obras, ou seja, o fazer para ser digno de alguma dádiva Divina. Entretanto, o Evangelho de Jesus Cristo é o único que difere, pois seu ensino deixa patente que somente pela Fé o homem pode alcançar a justificação perante Deus. Em Gênesis 15:6 lemos : " E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça." Salta aos olhos que Abraão, então Abrão, foi justificado, não por Ter cumprido algum mandamento, mas pela Fé. Justificação mediante obras, faz de Deus um devedor, o que é inadmissível, haja vista o Eterno Deus ser Senhor de todas as coisas, visíveis e invisíveis, logo ninguém pode cobrar-lhe nada, pois tudo é de Deus. "Do Senhor é a terra e sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam", diz o Salmo 24:1. Abraão foi Justificado pela Fé, sendo-lhe imputado por Deus a Justificação, isto é, o ato de justificação tem sua origem em Deus.

Os profetas já deixavam isso claro. Em Jeremias 23:5-6 lemos: "Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.". Atente, caro leitor, que nome na bíblia tem significado profundo, revelando o caráter e a missão do nominado. O profeta Jeremias está dizendo que o processo de justificação está relacionado ao Messias, o qual seria Ele mesmo a nossa justiça diante de Deus. Portanto, a Justificação do homem é alcançada, só e somente só, por meio da Fé no Messias, pois "O justo viverá da Fé", conforme disse o Profeta Habacuque 2:4. Ora, a Torah (Lei) nada tem a ver com fé, consistindo apenas em mandamentos, ou seja, exigências de "o observar, o fazer".

Em Levítico 18:5 lemos: "Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor." Que contraste entre a Fé e a Lei ! Habacuque nos fala que o Justo vive pela Fé, enquanto que a Torah nos diz que o justo vive pelo fazer. Portanto, a Lei foi temporária, subsistindo até o advento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Senhor Justiça Nossa, o Messias de Deus, o qual nos justifica diante de Deus, mediante a Fé, confirmando-se que a Justificação é um ato originário de Deus e não da capacidade do homem obtê-la por seus próprios méritos.

"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus", nessa passagem, o Apóstolo Paulo nos ensina que A paz prometida pelos profetas não era uma paz entre nações, mas a paz do homem com Deus. Essa paz não será para todos os homens, mas somente para os seguidores do Messias. "Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou. Não vô-la dou como o mundo a dá", disse Jesus, registrado em João 14:27. Não se trata de um estado de letargia do homem no meio da sociedade, mas do estado de paz de espírito do homem em relação a Deus, garantindo-se "o repousar tranqüilo da cabeça no travesseiro à noite", sabendo que Deus não é seu inimigo, mas um Pai amigo, pronto a socorrê-lo.

Finalizando, com o escopo de ratificarmos nossa asserção, vemos que a paz entre homens é condicional. Em Romanos 12:18 lemos: "SE FOR POSSÍVEL, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Entretanto, a paz com Deus é incondicional, pois a Escritura Sagrada diz : "Sendo, pois, justificados pela fé, TEMOS PAZ COM DEUS.

Por Melquisedec do Nascimento

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