"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". Com essa citação do Apóstolo São Paulo, registrada em sua carta aos Romanos 5:1 queremos fazer um breve comentário acerca da justificação e sua principal conseqüência.
Todas as religiões procuram justificar o homem diante de Deus, mediante as obras, ou seja, o fazer para ser digno de alguma dádiva Divina. Entretanto, o Evangelho de Jesus Cristo é o único que difere, pois seu ensino deixa patente que somente pela Fé o homem pode alcançar a justificação perante Deus. Em Gênesis 15:6 lemos : " E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça." Salta aos olhos que Abraão, então Abrão, foi justificado, não por Ter cumprido algum mandamento, mas pela Fé. Justificação mediante obras, faz de Deus um devedor, o que é inadmissível, haja vista o Eterno Deus ser Senhor de todas as coisas, visíveis e invisíveis, logo ninguém pode cobrar-lhe nada, pois tudo é de Deus. "Do Senhor é a terra e sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam", diz o Salmo 24:1. Abraão foi Justificado pela Fé, sendo-lhe imputado por Deus a Justificação, isto é, o ato de justificação tem sua origem em Deus.
Os profetas já deixavam isso claro. Em Jeremias 23:5-6 lemos: "Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.". Atente, caro leitor, que nome na bíblia tem significado profundo, revelando o caráter e a missão do nominado. O profeta Jeremias está dizendo que o processo de justificação está relacionado ao Messias, o qual seria Ele mesmo a nossa justiça diante de Deus. Portanto, a Justificação do homem é alcançada, só e somente só, por meio da Fé no Messias, pois "O justo viverá da Fé", conforme disse o Profeta Habacuque 2:4. Ora, a Torah (Lei) nada tem a ver com fé, consistindo apenas em mandamentos, ou seja, exigências de "o observar, o fazer".
Em Levítico 18:5 lemos: "Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor." Que contraste entre a Fé e a Lei ! Habacuque nos fala que o Justo vive pela Fé, enquanto que a Torah nos diz que o justo vive pelo fazer. Portanto, a Lei foi temporária, subsistindo até o advento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Senhor Justiça Nossa, o Messias de Deus, o qual nos justifica diante de Deus, mediante a Fé, confirmando-se que a Justificação é um ato originário de Deus e não da capacidade do homem obtê-la por seus próprios méritos.
"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus", nessa passagem, o Apóstolo Paulo nos ensina que A paz prometida pelos profetas não era uma paz entre nações, mas a paz do homem com Deus. Essa paz não será para todos os homens, mas somente para os seguidores do Messias. "Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou. Não vô-la dou como o mundo a dá", disse Jesus, registrado em João 14:27. Não se trata de um estado de letargia do homem no meio da sociedade, mas do estado de paz de espírito do homem em relação a Deus, garantindo-se "o repousar tranqüilo da cabeça no travesseiro à noite", sabendo que Deus não é seu inimigo, mas um Pai amigo, pronto a socorrê-lo.
Finalizando, com o escopo de ratificarmos nossa asserção, vemos que a paz entre homens é condicional. Em Romanos 12:18 lemos: "SE FOR POSSÍVEL, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Entretanto, a paz com Deus é incondicional, pois a Escritura Sagrada diz : "Sendo, pois, justificados pela fé, TEMOS PAZ COM DEUS.
Por Melquisedec do Nascimento
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